Monday, June 25, 2007

A falsa lombada eletrônica

Pois a concessionária da RS 115, a empresa Brita (que homenageia no próprio nome o ex-governador que impulsionou esta produtiva atividade econômica no Estado), inovou de verdade. Instalou 4 radares fixos que medem a velocidade dos veículos, informando-a num visor digital, exatamente como as lombadas eletrônicas. Com uma diferença fundamental: não multam quem exceder o limite. O fato é que os motoristas, ao menos enquanto não se acostumaram, só de ver o negócio já tiram o pé do acelerador.
Seria uma iniciativa com finalidade educativa? Tenho certeza de que a empresa deve ter algum argumento em defesa desta hipótese. Mas o que não deixa dúvidas é o potencial comercial da novidade. Nas placas, lê-se "... informa a sua velocidade:" (e segue-se o número resultante da leitura do radar). Os pontinhos indicam o espaço para você colocar a sua marca, caro empresário leitor.
Ou seja, trata-se de mais um espaço de publicidade, que irá complementar a renda da pobre concessionária. (Por sinal, alguém faz idéia do tamanho desse "complemento", considerando-se toda a rede viária concedida no estado? Qual a participação das concessionárias nesta arrecadação? Esperemos que a CPI responda ou torne pública esta informação.)
Teria a autoridade estadual considerado que uma tal "sinalização" informativa da velocidade não é apenas inútil (ao menos para carros que têm velocímetro como equipamento obrigatório), mas não prevista na legislação de trânsito e até prejudicial ao fluxo de veículos, quando não potencial provocadora de acidentes?

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Web Site Counter
Free Site Counter